Didática profissional: um guia para formadores

R$23.00

Didática profissional: um guia para formadores
Olivier Allain, Candy E. Marques Laurendon, Grégory Munoz e Alex Sandro Gomes
eBook

Descubra a Didática Profissional, uma corrente educacional revolucionária originária da França, agora acessível em português através desta obra meticulosamente traduzida e adaptada. “Iniciação à Didática Profissional para Formadores” (Munoz et al., 2022) chega com o endosso da Associação de Pesquisas e Práticas em Didática Profissional (RPDP), oferecendo uma perspectiva inovadora para todos que se dedicam à formação profissional.

Seja você um profissional buscando qualificação ou um acadêmico no ensino superior, este livro é um recurso pioneiro que fornece uma abordagem teórica e metodológica detalhada. A Didática Profissional, já estabelecida em diversos países, é apresentada aqui para enriquecer a formação de trabalhadores com novas estratégias e conhecimentos. Faça parte deste movimento educacional e transforme a maneira como a formação profissional é concebida.

SKU: eb0052 Categorias: ,

Descrição

Didática profissional: um guia para formadores
Olivier Allain, Candy E. Marques Laurendon, Grégory Munoz e Alex Sandro Gomes
eBook

Descubra a Didática Profissional, uma corrente educacional revolucionária originária da França, agora acessível em português através desta obra meticulosamente traduzida e adaptada. “Iniciação à Didática Profissional para Formadores” (Munoz et al., 2022) chega com o endosso da Associação de Pesquisas e Práticas em Didática Profissional (RPDP), oferecendo uma perspectiva inovadora para todos que se dedicam à formação profissional.

Seja você um profissional buscando qualificação ou um acadêmico no ensino superior, este livro é um recurso pioneiro que fornece uma abordagem teórica e metodológica detalhada. A Didática Profissional, já estabelecida em diversos países, é apresentada aqui para enriquecer a formação de trabalhadores com novas estratégias e conhecimentos. Faça parte deste movimento educacional e transforme a maneira como a formação profissional é concebida.

A Didática Profissional propõe uma abordagem educacional única e uma das poucas destinadas à formação de trabalhadores. Ela integra ensinamentos da teoria da conceitualização na ação de Gérard Vergnaud, o rigor analítico da ergonomia cognitiva, que transcende os conhecimentos prescritos do trabalho, bem como abordagens didáticas inspiradas da pedagogia das situações de Pierre Pastré. Já reconhecida na França no campo da formação profissional, a Didática Profissional ainda carecia de uma obra que a apresentasse com um foco metodológico, além de conceitual.

Este livro tem como objetivo capacitar formadores com conceitos e métodos que os auxiliem a criar recursos educacionais alinhados com as demandas reais da atividade profissional. Originalmente publicado em francês, esta versão em português foi cuidadosamente adaptada para refletir a realidade brasileira. Ela oferece as ferramentas necessárias da Didática Profissional, desde a coleta de dados na análise do trabalho até a avaliação do aprendizado em contextos didáticos.

Educadores e profissionais da formação encontrarão neste livro insights valiosos, métodos práticos, exemplos de pesquisa e atividades propostas, todos sob uma perspectiva única: a valorização da inteligência dos trabalhadores na resolução de desafios práticos, reforçando a ideia de que aprender é, essencialmente, uma ação.

Sobre os autores

Olivier Allain

Olivier Allain  é Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, no Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead), possui doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atua como docente e pesquisador da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase em: epistemologia da EPT, didática da EPT, história, concepções e políticas da EPT. Já coordenou programas nacionais de formação de professores para a Educação Profissional e se dedica ao estudo e desenvolvimento da Didática Profissional no Brasil.

 

Candy Estelle Marques Laurendon

Candy Estelle Marques Laurendon é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia, Educação e Inclusão (DPSIE) do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife e Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da mesma universidade. É titular de um Mestrado Profissional em Psicologia Intercultural (Université de Toulouse-le-Mirail, França, 2004) e de um Mestrado Acadêmico em “Psicologia do desenvolvimento e processos de socialização” (Université de Toulouse-Le-Mirail, 2007), com uma graduação em Psicologia Social.

 

Grégory Munoz

Grégory Munoz  é professor-pesquisador em ciências da educação, especializado em Didática Profissional e psicologia do desenvolvimento. Ele se interessa pela análise da atividade do ponto de vista do desenvolvimento profissional, pela formação de formadores e tutores em vários setores (educação, saúde, trabalho social, atividades artísticas), bem como pela concepção de dispositivos de formação profissional. Desde 2006 é membro do Centro de Pesquisas em Educação de Nantes. Ele também é membro do conselho científico da estrutura que reúne diferentes laboratórios ViSA, uma base de dados de gravações em vídeo de situações de ensino-aprendizagem; vice-presidente e membro da associação RPDP (Pesquisas e Práticas em Didática Profissional).

 

Alex Sandro Gomes

Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) em 1999. Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes de aprendizagem. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC CAPES 7) no qual é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Didática profissional: um guia para formadores”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…