Descrição
Práticas de sala de aula e formação de professores
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José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente Lima-Neto, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Sergio Vale da Paixão. [Orgs.].
O oitavo volume da Série Professor Criativo chega para complementar a trilogia composta pelos volumes especiais número 5 (2018) e número 7 (2019). Práticas de sala de aula e formação de professores é um livro que chega para fechar um importante ciclo de trabalho que apresenta resultados e reflexões pedagógicas sobre o que vem sendo desenvolvido e documentado por professores criativos de todo o pais. São dez capítulos baseados na relação entre teoria e prática em sala de aula como meio para desenvolver a formação crítica, reflexiva, humanizadora e inovadora de professores.
Com a palavra, os organizadores
Por que os professores fracassam? Talvez não se deva esperar por questões desta espécie para que sejam formuladas respostas no que diz respeito aos problemas que a educação do século XXI já vem enfrentando há tempos. Os métodos mostrar, dizer e ensinar em sala de aula podem ter falhas? Sabemos que os professores como mediadores do processo de ensino e aprendizagem precisam constantemente observar e dar voz ao aluno, mesmo que isso seja uma prática não muito habitual na formação e desenvolvimento educacional. Porém, o aluno não poderá ser refém de um ensino-aprendizado ainda calcado em paradigmas do ensino tradicional findado no século XIX. Prática menos coercitiva é fazer com que o método seja atraente, criativo, engajado, colaborativo, cooperativo, autônomo e autoral ou que o mesmo chame a atenção para aprender e ensinar dentro da sala de aula. De modo geral, o que é naturalmente atraente e interessante poderá contribuir para que a educação seja vista como transformadora e representativa na escola e na vida. É importante que os alunos sejam induzidos a aprender de forma que as práticas de sala de aula sejam não só mais atraentes, mas também memoráveis, bem organizadas, conectadas à realidade de onde eles e a escola se encontram, investigativas e estimulantes. Além disso, é necessário que essas práticas possam encorajá-los a “explorar”, a “fazer perguntas”, a “estudar sozinhos” e a “serem mais criativos”.
Sobre os organizadores
Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira
Mestre em Educação e Docência (FaE/UFMG). Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos (FALE/UFMG) e em Mídias na Educação (CEAD/UFOP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/FaE/UFMG). Dedica-se a pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada (Linguagem; Tecnologia), Educação (Educação; Tecnologia) e Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica para Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula.
José Ribamar Lopes Batista Júnior
Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE)e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias digitais no Ensino de Língua Portuguesa, identidades, discursos e Educação Inclusiva.
Sergio Vale da Paixão
Pós doutor em Letras (UEM). Doutor em Psicologia pela UNESP. Mestre em Estudos da Linguagem (UEL). Professor do IFPR – campus Jacarezinho. Líder do grupo de pesquisa Ensino, Cultura, Linguagem e suas tecnologias (GECLIT – IFPR/CNPq) e participante do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM). Coordenador da Especialização Educação e Sociedade no IFPR – Jacarezinho. Coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica – IFPR/Capes.
Vicente de Lima-Neto
Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN/UFERSA/IFRN. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Líder do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (GLINET/ UFERSA). Atua principalmente nos seguintes temas: gêneros discursivos, emergência e reelaboração de gêneros, mesclas genéricas, remix, tecnologias digitais e pedagogia dos multiletramentos.
Ficha Técnica
1ª Edição. Pipa Comunicação. 2020.
ISBN 978-85-66530-99-5
266 p. : il. – (Professor Criativo; v. 8)
Formato: ePUB
Requisitos de sistema: Adobe Digital Editions
Inclui bibliografia
ISBN 978-65-87033-07-5
1. Educação. 2. Prática de ensino. 3. Professores – Formação.
Capa e Projeto Gráfico: Karla Vidal
Diagramação: Augusto Noronha e Karla Vidal
Revisão: os organizadores
Editores: Augusto Noronha e Karla Vidal
Edição Pipa Comunicação: https://www.pipacomunica.com.br
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