Letramentos e tecnologias digitais: navegando pela sala de aula da educação básica

Letramentos e tecnologias digitais: navegando pela sala de aula da educação básica
eBook na Amazon
José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente Lima-Neto, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Sergio Vale da Paixão. [Orgs.].

O quinto volume da Série Professor criativo foi organizado pensando nos jovens leitores, em seus professores, na escola de educação básica e nos demais interessados pelas discussões abordadas em relação à Linguagem, Educação e Tecnologias. Em nove capítulos os autores apresentam experiências como as contribuições dos celulares e do Google Classroom para a aprendizagem, bem como uma sequência didática completa como foco no WhatsApp e uma análise minuciosa de sites de correção online de redações do Enem. Tanto os organizadores como os autores dos capítulos são educadores atuantes em diferentes instituições de ensino do país e antes de tudo professores criativos dispostos a compartilhar suas experiências e inspirar práticas criativas nas salas de aula de todo o país. Com foco sala de aula da educação básica “Letramentos e tecnologias digitais” discute formas sobre como os professores podem inserir em suas práticas didático-pedagógicas recursos que sejam motivadores, atrativos e interativos, de acordo com as práticas de letramento dos seus alunos dentro e fora da escola.

1ª Edição. Pipa Comunicação. 2018.
ISBN: 978-85-66530-87-2

 

Descrição

Letramentos e tecnologias digitais: navegando pela sala de aula da educação básica
eBook na Amazon 
José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente Lima-Neto, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Sergio Vale da Paixão. [Orgs.].

O quinto volume da Série Professor criativo foi organizado pensando nos jovens leitores, em seus professores, na escola de educação básica e nos demais interessados pelas discussões abordadas em relação à Linguagem, Educação e Tecnologias. Em nove capítulos os autores apresentam experiências como as contribuições dos celulares e do Google Classroom para a aprendizagem, bem como uma sequência didática completa como foco no WhatsApp e uma análise minuciosa de sites de correção online de redações do Enem. Tanto os organizadores como os autores dos capítulos são educadores atuantes em diferentes instituições de ensino do país e antes de tudo professores criativos dispostos a compartilhar suas experiências e inspirar práticas criativas nas salas de aula de todo o país. Com foco sala de aula da educação básica “Letramentos e tecnologias digitais” discute formas sobre como os professores podem inserir em suas práticas didático-pedagógicas recursos que sejam motivadores, atrativos e interativos, de acordo com as práticas de letramento dos seus alunos dentro e fora da escola.

Vídeo de Lançamento

Sobre os organizadores

Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira
Mestre em Educação e Docência (FaE/UFMG). Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos (FALE/UFMG) e em Mídias na Educação (CEAD/UFOP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/FaE/UFMG). Dedica-se a pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada (Linguagem; Tecnologia), Educação (Educação; Tecnologia) e Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica para Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula.

José Ribamar Lopes Batista Júnior
Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE)e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias digitais no Ensino de Língua Portuguesa, identidades, discursos e Educação Inclusiva.

Sergio Vale da Paixão
Pós doutor em Letras (UEM). Doutor em Psicologia pela UNESP. Mestre em Estudos da Linguagem (UEL). Professor do IFPR – campus Jacarezinho. Líder do grupo de pesquisa Ensino, Cultura, Linguagem e suas tecnologias (GECLIT – IFPR/CNPq) e participante do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM). Coordenador da Especialização Educação e Sociedade no IFPR – Jacarezinho. Coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica – IFPR/Capes.

Vicente de Lima-Neto
Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN/UFERSA/IFRN. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Líder do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (GLINET/ UFERSA). Atua principalmente nos seguintes temas: gêneros discursivos, emergência e reelaboração de gêneros, mesclas genéricas, remix, tecnologias digitais e pedagogia dos multiletramentos.

Ficha Técnica

1ª Edição. Pipa Comunicação. 2018.
ISBN: 978-85-66530-87-2
250p. : Il., Fig., Quadros. (Série professor criativo: construindo cenários de aprendizagem – vol. 5)

Capa e Projeto Gráfico: Karla Vidal
Diagramação: Augusto Noronha e Karla Vidal
Revisão: os organizadores
Editores: Augusto Noronha e Karla Vidal
Edição Pipa Comunicação: https://www.pipacomunica.com.br

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Letramentos e tecnologias digitais: navegando pela sala de aula da educação básica”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…