Múltiplos olhares para a educação básica: gêneros textuais e multiletramentos

Múltiplos olhares para a educação básica: gêneros textuais e multiletramentos
eBook na Amazon
José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente Lima-Neto, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Sergio Vale da Paixão. [Orgs.].

O sétimo volume da Série Professor Criativo chega para complementar o quinto volume especial lançado em 2018. Dez capítulos abordam de forma objetiva uma série de experiências práticas bem sucedidas sobre gêneros textuais, (multi)letramentos e tecnologias digitais nas salas de aula da educação básica.  Nesse universo os autores lançam luz sobre a realidade dos professores de línguas buscando ir além da gramática para estimular a reflexão sobre o funcionamento real da língua.

As aplicações práticas em sala são descritas na obra de forma cuidadosa e embasadas por importantes reflexões teóricas que apresentam ao leitor resultados de pesquisas, bem como novos olhares sobre as conexões entre as línguas (materna ou estrangeira) e gêneros textuais como memes, roteiro cinematográfico, desenho à mão, apps, redes sociais, artigo de opinião, crônica, entrevista, arte digital e artefatos semânticos.

1ª Edição. Pipa Comunicação. 2019.
ISBN 978-85-66530-99-5

 

Descrição

Múltiplos olhares para a educação básica: gêneros textuais e multiletramentos
eBook na Amazon
José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente Lima-Neto, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Sergio Vale da Paixão. [Orgs.].

O sétimo volume da Série Professor Criativo chega para complementar o quinto volume especial lançado em 2018. Dez capítulos abordam de forma objetiva uma série de experiências práticas bem sucedidas sobre gêneros textuais, (multi)letramentos e tecnologias digitais nas salas de aula da educação básica.  Nesse universo os autores lançam luz sobre a realidade dos professores de línguas buscando ir além da gramática para estimular a reflexão sobre o funcionamento real da língua.

As aplicações práticas em sala são descritas na obra de forma cuidadosa e embasadas por importantes reflexões teóricas que apresentam ao leitor resultados de pesquisas, bem como novos olhares sobre as conexões entre as línguas (materna ou estrangeira) e gêneros textuais como memes, roteiro cinematográfico, desenho à mão, apps, redes sociais, artigo de opinião, crônica, entrevista, arte digital e artefatos semânticos.

Com a palavra, os organizadores

 

(…) como podemos ajudar os nossos alunos da educação básica e os nossos professores de língua a refletir criticamente sobre o funcionamento da língua a partir dos gêneros em sala de aula? Este não é o primeiro e nem será o último livro buscando responder a essa pergunta. O nosso diferencial é que nos centramos em relatos de experiência que funcionaram bem em diferentes salas de aula de língua pelo país afora que dialogam, de alguma maneira, com uma abordagem não tão recente na academia, mas ainda engatinhando no ensino básico: a dos (multi)letramentos. Não espere de nós e dos autores que aqui estão alongadas e calorosas discussões sobre os conceitos que o Grupo de Nova Londres e seus seguidores propuseram. É evidente que não estamos menosprezando as teorias – afinal, só existimos por conta delas –, apenas quisemos aqui mostrar a aplicabilidade de uma abordagem que julgamos propícia para uma reflexão sobre a língua de maneira crítica, responsável e bastante afinada com a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC – BRASIL, 2018).

Vídeo de Lançamento

Sobre os organizadores

Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira
Mestre em Educação e Docência (FaE/UFMG). Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos (FALE/UFMG) e em Mídias na Educação (CEAD/UFOP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/FaE/UFMG). Dedica-se a pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada (Linguagem; Tecnologia), Educação (Educação; Tecnologia) e Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica para Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula.

José Ribamar Lopes Batista Júnior
Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE)e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias digitais no Ensino de Língua Portuguesa, identidades, discursos e Educação Inclusiva.

Sergio Vale da Paixão
Pós doutor em Letras (UEM). Doutor em Psicologia pela UNESP. Mestre em Estudos da Linguagem (UEL). Professor do IFPR – campus Jacarezinho. Líder do grupo de pesquisa Ensino, Cultura, Linguagem e suas tecnologias (GECLIT – IFPR/CNPq) e participante do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM). Coordenador da Especialização Educação e Sociedade no IFPR – Jacarezinho. Coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica – IFPR/Capes.

Vicente de Lima-Neto
Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN/UFERSA/IFRN. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Líder do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (GLINET/ UFERSA). Atua principalmente nos seguintes temas: gêneros discursivos, emergência e reelaboração de gêneros, mesclas genéricas, remix, tecnologias digitais e pedagogia dos multiletramentos.

Ficha Técnica

1ª Edição. Pipa Comunicação. 2019.
ISBN 978-85-66530-99-5
298p. : Il., Fig., Quadros. (Série professor criativo: construindo cenários de aprendizagem – vol. 7) (e-book)

Capa e Projeto Gráfico: Karla Vidal
Diagramação: Augusto Noronha e Karla Vidal
Revisão: os organizadores
Editores: Augusto Noronha e Karla Vidal
Edição Pipa Comunicação: https://www.pipacomunica.com.br

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Múltiplos olhares para a educação básica: gêneros textuais e multiletramentos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…