Descrição
Combo Sou Professor Criativo (3 volumes especiais)
Brochuras
📕 Livro 1: Letramentos e tecnologias digitais: navegando pela sala de aula da educação básica
Em nove capítulos os autores apresentam experiências como as contribuições dos celulares e do Google Classroom para a aprendizagem, bem como uma sequência didática completa como foco no WhatsApp e uma análise minuciosa de sites de correção online de redações do Enem. Tanto os organizadores como os autores dos capítulos são educadores atuantes em diferentes instituições de ensino do país e antes de tudo professores criativos dispostos a compartilhar suas experiências e inspirar práticas criativas nas salas de aula de todo o país. Com foco sala de aula da educação básica “Letramentos e tecnologias digitais” discute formas sobre como os professores podem inserir em suas práticas didático-pedagógicas recursos que sejam motivadores, atrativos e interativos, de acordo com as práticas de letramento dos seus alunos dentro e fora da escola.
📕 Livro 2: Múltiplos olhares para a educação básica: gêneros textuais e multiletramentos
Dez capítulos abordam de forma objetiva uma série de experiências práticas bem sucedidas sobre gêneros textuais, (multi)letramentos e tecnologias digitais nas salas de aula da educação básica. Nesse universo os autores lançam luz sobre a realidade dos professores de línguas buscando ir além da gramática para estimular a reflexão sobre o funcionamento real da língua.
As aplicações práticas em sala são descritas na obra de forma cuidadosa e embasadas por importantes reflexões teóricas que apresentam ao leitor resultados de pesquisas, bem como novos olhares sobre as conexões entre as línguas (materna ou estrangeira) e gêneros textuais como memes, roteiro cinematográfico, desenho à mão, apps, redes sociais, artigo de opinião, crônica, entrevista, arte digital e artefatos semânticos.
📕 Livro 3: Práticas de sala de aula e formação de professores
O oitavo volume da Série Professor Criativo chega para complementar a trilogia composta pelos volumes especiais número 5 (2018) e número 7 (2019). Práticas de sala de aula e formação de professores é um livro que chega para fechar um importante ciclo de trabalho que apresenta resultados e reflexões pedagógicas sobre o que vem sendo desenvolvido e documentado por professores criativos de todo o pais. São dez capítulos baseados na relação entre teoria e prática em sala de aula como meio para desenvolver a formação crítica, reflexiva, humanizadora e inovadora de professores.
Sobre os autores
Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira
Mestre em Educação e Docência (FaE/UFMG). Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos (FALE/UFMG) e em Mídias na Educação (CEAD/UFOP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/FaE/UFMG). Dedica-se a pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada (Linguagem; Tecnologia), Educação (Educação; Tecnologia) e Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica para Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula.
José Ribamar Lopes Batista Júnior
Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. É membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias digitais no Ensino de Língua Portuguesa, identidades, discursos e Educação Inclusiva.
Sergio Vale da Paixão
Pós doutor em Letras (UEM). Doutor em Psicologia pela UNESP. Mestre em Estudos da Linguagem (UEL). Professor do IFPR – campus Jacarezinho. Líder do grupo de pesquisa Ensino, Cultura, Linguagem e suas tecnologias (GECLIT – IFPR/CNPq) e participante do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM). Coordenador da Especialização Educação e Sociedade no IFPR – Jacarezinho. Coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica – IFPR/Capes.
Vicente de Lima-Neto
Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN/UFERSA/IFRN. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Líder do grupo de pesquisa Linguagens e Internet (GLINET/ UFERSA). Atua principalmente nos seguintes temas: gêneros discursivos, emergência e reelaboração de gêneros, mesclas genéricas, remix, tecnologias digitais e pedagogia dos multiletramentos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.